Sello Caminhos de Leitura 2022 para Assim ou asado?

Assim ou asado? luce orgulloso su Sello Caminhos de Leitura 2022, uno de los más recientes premios portugueses en el área de literatura infantil y juvenil. Los concede El Observatorio de la Lectura, proyecto del Município de Pombal, a través de las Unidades de Cultura y Proyectos Educativos - Biblioteca Municipal en base a los criterios calidad del texto, ilustración, diseño gráfico de las obras, abordaje de temas innovadores, creatividad y calidad de la traducción.

Enormemente agradecida por formar parte de esta cuidada selección y por la reseña de Paula Cusati. Espero que sean muchos los lectores que disfruten compartiendo la lectura juguetona del libro y descubriéndonos nuevas maneras de hacer las cosas. 

“Ideal para a leitura partilhada, este livro-álbum cartonado retrata, com humor, um dia na vida de uma pequena criança, desde o acordar, ao comer, vestir, fazer chichi, passear, arrumar os brinquedos, até ao adormecer. Desenganem-se os que pensam que é um “livro para” ensinar a rotina do bebé. O pequeno protagonista subverte os habituais modos de realizar as diferentes tarefas, propondo divertidas variações, a começar pela capa, num permanente jogo de experimentação e questionamento. A cada página, o leitor assiste às inúmeras tentativas e às imensas possibilidades do fazer, e é convidado a participar num diálogo com o protagonista, com a obra e com a sua própria vida: “Como gostas de dormir, tu aí?”, “Como gostas de comer, tu aí?”

Um livro com diferentes níveis de leitura, com detalhes preciosos nas ilustrações minuciosas a lápis de cor, leva os jovens leitores e os seus pais, com um sorriso, à identificação com o protagonista e a sua família. O paralelismo entre a dupla página inicial e a final, nas posições assumidas na hora de dormir, bem como na biblioteca pessoal espalhada pelo chão, e que reconhecemos, fazem nascer a questão: quem terá adormecido primeiro?

Obs.: Pertence à coleção "Livros para sonhar"

https://caminhosdeleitura.pt/pt/premiados-2022

*

#assimouassado?  #caminhosdeleitura2022 #caminhosdeleitura #pombal #caminhosdeleiturapombal #quotidiano  #infância  #jogo  #questionamento  #experimentação  #experimentar  #explorar  #infancia  #prelectores  #Literaturainfantil  #kalandraka  #literaturainfantojuvenil #LIJ